Dados estatísticos revelam que 52,7% dos lares portugueses têm pelo menos um animal de estimação, com a preferência a recair nos cães (70,6%) e gatos (63,5%). Mas que significa isto para o consumo de pet food? Um estudo recentemente publicado pela Kantar Worldpanel levanta a ponta do véu e mostra que, apesar dos consumidores nacionais comprarem pet food menos vezes, levam maiores quantidades quando o fazem.
Sobre os tipos de comida mais comprados, os dados da Kantar Worldpanel mostram que a Alimentação Seca está presente em 89,1% dos lares com animais de estimação. Ainda assim, as categorias de Alimentação Húmida e de Snacks foram as únicas que ganharam novos compradores este ano.
Curioso também é que os cães adultos e de grande porte são os preferidos dos portugueses, contudo são os ‘cães mini’ que mais entraram nas casas dos portugueses no último ano, face aos dados dos anos anteriores. Além disso ficamos a saber que os Snacks para cão estão a trazer mais valor para a categoria, já que levam os consumidores mais vezes às lojas e também a gastar mais.
Outro dos dados agora revelados é que as marcas de distribuição têm vindo a ganhar importância junto dos donos de animais, que compram de forma repetida os produtos destas marcas. De resto, o estudo indica que se a Alimentação for Seca e Húmida, quem ganha são as Marcas de Fabricante. Por outro lado, no caso dos Snacks são as marcas das cadeias de Distribuição que ficam à frente.
Comportamentos de compra
Os donos de cães e os donos de gatos também mostram diferenças muito significativas ao nível dos comportamentos de compra. Os donos de cães gastam menos e preocupam-se mais com o preço e os donos de gatos investem mais nos segmento premium.
Outro dado importante numa altura em que se multiplicam o número de empresas a apostar no segmento pet é que apesar de as lojas especializadas e as clínicas veterinárias continuarem a ser importantes para o shopper português, a conveniência leva-o a optar cada vez mais pelas grandes cadeias de distribuição, onde pode comprar a comida do seu animal juntamente com o resto das compras e usufruir das promoções.
Segundo os números, 7,9% dos lares portugueses comprou pelo menos uma vez no último ano numa loja especializada ou clínica veterinária. Por outro lado, 78,7% dos lares optou pelas superfícies de distribuição.