«É uma descoberta de uma importância incrível», afirmou o coordenador do projecto para a protecção da espécie no Vietname, Doug Hendrie, explicando que «esta é uma das espécies de tartaruga mais ameaçadas no mundo», citou o “Diário de Notícias”.
Apenas três exemplares desta tartaruga, que pode pesar até 135 quilos, foram referenciados pelos biólogos, sendo que dois estão em jardins zoológicos diferentes na China e o terceiro vive no Vietname, no lago Hoan Kiem, em Hanói.
A poluição, a caça furtiva e a destruição do habitat são os principais factores que ameaçam a sobrevivência desta espécie, considerada também como um simbilo secular da luta pela independência no país. «Esta é uma das espécies míticas de que as pessoas falam mas que, aparte o exemplar que vive no lago da capital, nunca ninguém viu», declarou Geoff Hall, conservador-geral do Cleveland Metroparks Zoo, acrescentando que esta descoberta «nos permite ter esperança em relação a esta espécie em vias de extinção».
Tartaruga rara avistada no Vietname
A tartaruga gigante de carapaça mole Rafetus swinhoei, que é uma espécie daquela região e que se encontra em vias de extinção, deu novas esperanças aos especialistas em Biologia da Conservação do Jardim Zoológico americano Cleveland Metroparks Zoo, ao anunciarem que detectaram um exemplar no seu habitat a norte do país, mais concretamente na província de Thanh Hoa.