Animais de companhia

Seis motivos pelos quais ter um animal de estimação faz bem à saúde

Este mês celebram-se o Dia Internacional do Gato, amanhã, dia 8 de agosto, e o Dia Internacional do Cão, no dia 26. Em jeito de comemoração, a APIVFET – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários relembra seis benefícios de ter a companhia de um amigo de quatro patas.

  1. Estudos demonstram que os donos de animais de estimação sofrem menos de pressão arterial, têm melhores níveis de colesterol e menos alergias.
  2. Existem evidências de que a convivência com um animal de estimação no primeiro ano de vida de uma criança a protegem de futuras alergias.
  3. Na vida adulta, os animais ajudam os seus donos a combater o stresse e a ansiedade. Na verdade, estudos comprovam que os donos de cães têm uma menor probabilidade de vir a sofrer de depressões e doenças cardíacas, estas últimas a primeira causa de morte no mundo.
  4. Estes amigos de quatro patas ajudam a combater a solidão dos mais idosos. Sabe-se que 95% destes falam com os seus animais.
  5. Os cães ajudam os seus donos a serem mais ativos, com os passeios obrigatórios que, além das caminhadas, envolvem normalmente um tempo reservado a brincadeiras.
  6. Os animais são “facilitadores sociais”, ou seja, ajudam os seus donos a criar laços com outras pessoas.

Recorde-se que mais de metade da população mundial tem animais de estimação, enquanto em Portugal, de acordo com um estudo da empresa de estudos de mercado GfK, mais de dois milhões de lares têm um animal. Do total de 6,2 milhões de animais de companhia no País, 36% são cães e 22% são gatos.