Quantcast
Eventos

Rodolfo Oliveira Leal entre os oradores do ACVIM Forum, nos EUA

Rodolfo Oliveira Leal entre os oradores do ACVIM forum, nos EUA

Rodolfo Oliveira Leal está entre a lista dos oradores confirmados este ano para o ACVIM Forum, o mais importante congresso de Medicina Interna dos Estados Unidos, que se realiza de 6 a 8 de junho em Phoenix, Arizona. O médico veterinário português vai dar uma keynote lecture sobre o maneio médico de Leishmaniose canina na Europa e considera que este pode ser um dos pontos altos da sua carreira.

“É sem dúvida um momento que me vai marcar. Desde que entrei na Residência que tenho aquele desejo de ir ao ACVIM Forum. Cada vez que simulava as viagens e os custos da deslocação desistia da ideia e fui adiando os planos. Este ano vou estar presente e, além disso, vou falar de Leishmaniose, o que me deixa num misto de emoções entre aquele stress pré-evento e a curiosidade de finalmente ir ao ACVIM Forum”.

 

O convite surgiu de forma caricata. “Como consultor de Medicina Interna do VIN sou frequentemente requisitado para discussão de casos de Leishmaniose, sobretudo de cães importados para os EUA. Recebi no email o pedido de sugestão de temas e decidi enviar uma sugestão acerca do ‘maneio médico da Leishmaniose canina: a perspetiva europeia’, dado que é algo muito frequente na Europa e raro nos EUA. Alguns meses mais tarde recebo a notícia que tinha sido escolhido para o programa de ‘Scientific Sessions'”.

A palestra de Rodolfo Oliveira Leal está agendada para o dia 6 de junho e tem como título ‘Medical Management of Canine Leishmaniasis: The European Perspective’. “Vou focar atenções no tratamento atual, na nossa experiência clínica (enquanto europeus) acerca do uso de leishmanicidas, no uso crescente dos imunomoduladores até ao recente problema das resistências. Vou dar sobretudo a perspetiva clínica, partilhando os dilemas que também vivemos, mas sempre fundamentando com os artigos mais recentes. O público-alvo é constituído sobretudo por especialistas americanos e europeus, pelo que é importante discutir o state of the art dos tratamentos que fazemos atualmente”.

 

Updatevet e VIN

Atualmente, Rodolfo Oliveira Leal é Professor Auxiliar convidado do Departamento de Clínica da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, “aquela que é a minha ‘casa mãe’, leccionando algumas áreas, sobretudo na disciplina de Clínica de Animais de Companhia. Sempre gostei muito da docência e participar na formação dos estudantes é muito gratificante”.

 

Além disso, o médico veterinário continua com as consultas de referência no Hospital Escolar da FMV-UL, bem como alguns projetos de consultoria. “Colaboro com o recente projeto nacional Updatevet e mantenho a parceria com o VIN – Veterinary Information Network, uma plataforma virtual de consultoria onde sou consultante de Medicina Interna Canina (Internal Medicine Canine).

No futuro, Rodolfo Oliveira Leal quer montar a sua própria linha de investigação, continuar na docência e manter os projetos de consultoria, bem como apostar na própria formação contínua. “Vou à Polónia em abril falar de Diabetes e Doenças da Adrenal, vou estar presente no Congresso EuroSeaGut (um dos eventos de gastro-enterologia mais aguardados de 2019) e ainda espero levar alguns trabalhos ao Congresso do ECVIM, este ano em Milão”.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?