Quantcast
 

Reabertura de maternidades atenua pressão sobre MAC

O Ministério da Saúde garantiu que a situação vivida na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, vai, a partir de hoje, beneficiar com a abertura da urgência obstétrica do Hospital de Vila Franca de Xira, que, durante dois meses, esteve encerrada para obras.

Face à falta de médicos e a espera prolongada dos utentes, chegou-se a ponderar o encerramento das urgências da MAC na madrugada da passada terça-feira. Durante as últimas semanas, devido às férias do pessoal e ao fecho temporário das maternidades dos hospitais de Vila Franca de Xira e São Francisco Xavier, em Lisboa, o cenário piorou, noticia o “Público”.
Com a realização de 20 partos e mais de cem atendimentos urgentes por dia, a MAC tem vindo a ser forçada a recorrer ao trabalho de empresas para garantir o número de médicos obrigatório. Agosto foi um mês complicado, chegando a haver turnos de seis obstetras de dia e de noite. No final do mês, a maternidade totalizou 29 partos em 24 horas, número que obrigou ao encerramento de serviços como a cirurgia programada em Ginecologia.
Contudo, há já dois anos que a MAC sofre de falta de médicos, devido à transferência de profissionais para o sector privado e ao envelhecimento dos mesmos. Dos 45 obstetras da maternidade, 21 têm mais de 50 anos, logo, podem não fazer urgências no período nocturno e solicitar horário reduzido.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?