Oceanos

Quem é a mergulhadora que nadou com o maior tubarão do mundo?

Esta semana várias fotografias de uma mergulhadora captada a nadar ao lado do maior tubarão do mundo, nas águas do Havai, surpreenderam tudo e todos. A ideia pré-concebida do tubarão como um dos animais mais ferozes foi colocada à prova com fotografias e vídeos que mostram Ocean Ramsey a nadar ao lado de Deep Blue, uma fêmea com mais de 50 anos de idade e mais de seis metros de comprimento.

Esta semana, o tubarão branco voltou a aparecer nas águas do Havai e deixar-se captar em fotografias e vídeos, ao lado de mergulhadores. O animal foi batizado Deep Blue pelo biólogo marinho Maurício Hoyos Padilha, que em 2015 já tinha nadado ao lado do tubarão para um documentário do Discovery Chanel.

Quem é Ocean Ramsey?

Bióloga marinha e especialista em tubarões, Ocean Ramsey é responsável pela empresa One Ocean Diving, no Havai, que possibilita mergulhos para exploração da vida marinha. Começou a atrair atenções ao nadar ao lado de tubarões, incluindo tubarões brancos, para chamar a atenção para a importância da preservação destes animais.

Nesta TEDx, Ocean Ramsey fala da relação que temos com os tubarões e como essa relação está baseada em preconceitos e ideias feitas baseadas em filmes de Hollywood.

A bióloga até tirou uma fotografia inspirada no filme Sharks onde explica que há mais de 15 anos que nada ao lado de grandes tubarões e que espera que, com estas imagens, consiga combater o preconceito e o medo que as pessoas têm de tubarões.

 

 

Na sua página é possível ver Ocean Ramsey em ação em várias situações e os projetos onde está envolvida.  Já a fama de Deep Blue fez com que fosse criada uma conta no Twitter onde são partilhadas fotografias e vídeos a chamar a atenção para a importância de preservar esta espécie.