A American Association of Feline Practitioners (AAFP) publicou esta semana um conjunto de orientações para a anestesia de felinos. O documento foi publicado na revista científica Journal of Feline Medicine and Surgery.
De acordo com a AAFP, “a anestesia geral é uma componente essencial da prática de felinos e sem a qual a cirurgia e outras modalidades de tratamento e procedimentos de diagnóstico seriam impossíveis”. Devido à sua fisiologia e tamanho, os felinos submetidos a anestesia têm maior risco de mortalidade e complicações que outras espécies, razão pela qual a organização decidiu criar este ‘guia’ com orientações para a anestesia de felinos.
O documento foca-se em formas de evitar complicações perio-operatórias, complicações associadas à monitorização, gestão das vias respiratórias, terapia de fluídos, recuperação, ansiedade e stress peri-anestésico e o papel e implicações de determinadas doenças na anestesia.
A organização norte-americana pretende agora que estas orientações sejam subscritas pela International Society of Feline Medicine (ISFM).