O excesso de animais abandonados no nosso país foi o motivo impulsionador para o lançamento desta petição que pretende a esterilização gratuita de cães e gatos abandonados. A petição vai ser entregue aos partidos políticos no dia 15 de Setembro e exige que sejam as autarquias a suportar o custo da esterilização dos cães e gatos abandonados ou cujos donos não têm capacidade financeira para o fazer.
Esterilizar uma gata custa entre 150 e 200 euros, podendo chegar aos 350 no caso de uma cadela. As autarquias poderão beneficiar de preços mais acessíveis ao fazerem protocolos com associações e clínicas veterinárias. Apesar de serem ainda poucas, algumas câmaras municipais já prestam este serviço. Em Oeiras, por exemplo, a autarquia paga a esterilização dos animais de munícipes carenciados. Já em Lisboa, são o canil e o gatil municipais que esterilizam os cães e gatos.
De acordo com Maria Margarida Garrido, promotora da petição, a única forma de diminuir estes números é avançar com a esterilização gratuita.