Os últimos dados da Associação de Fabricantes de Comida de Animais de Companhia (PFMA), do Reino Unido, revelam que a obesidade em animais de companhia está em crescimento. De acordo com a associação, 51% dos cães, 44% dos gatos e 29% dos pequenos mamíferos sofrem de obesidade ou excesso de peso.
A associação britânica revela, no entanto, que apesar de todos os médicos veterinários inquiridos estarem preocupados com o aumento da incidência de obesidade entre animais de companhia, 68% dos tutores acreditam que os seus animais têm o peso ideal, com 67% a reconhecer que não estão sequer preocupados com a obesidade dos seus animais.
Além disso, a associação sublinha que o aumento da obesidade animal nos últimos cinco anos “é preocupante” e que, só no Reino Unido, existem 600 mil animais de companhia obesos ou com excesso de peso.
Os dados mostram, ainda, que 98% dos médicos veterinários acreditam que uma alimentação excessiva é o que mais contribui para a obesidade dos animais de companhia, uma perceção que não é partilhada pelos tutores, com apenas 41% a indicar que pensa da mesma forma.