Saúde

Zoonoses responsáveis por 2,2 milhões de mortes por ano

Zoonoses responsáveis por 2,2 milhões de mortes por ano

As zoonoses são responsáveis por cerca de 2,4 mil milhões de casos de doença em humanos e 2,2 milhões de mortes por ano. Os dados foram divulgados pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) no passado dia 6 de julho, data em que se celebrou o Dia Mundial das Zoonoses.

A data tem como objetivo promover a consciencialização da população para as doenças que afetam tanto humanos como animais, assim como para a importância dos serviços de medicina veterinária na implementação de medidas de combate e controlo das zoonoses.

No âmbito das celebrações do Dia Mundial das Zoonoses, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) divulgou alguns dados sobre as medidas que tem vindo a implementar para combater estas doenças, nomeadamente sobre a criação do Guia Tripartido de Zoonoses (GTZ), desenvolvido pela FAO, OIE e OMS, e que reúne princípios, boas práticas e alternativas para a aplicação de uma colaboração sustentável e efetiva na interface homem-ambiente-animal.

A OIE lembra ainda que tem promovido vários workshops para otimizar a operacionalidade dos serviços veterinários nacionais, facilitando a coordenação entre diversos sectores e gerindo os principais riscos para a saúde, entre os quais se encontram as zoonoses, e diz que tem em marcha um plano mundial estratégico para a implementação de planos nacionais na luta contra a raiva, fornecendo os métodos mais adequados e aplicáveis ao nível regional e mundial.