Entre todas as espécies animais e vegetais extintas ou não da Terra e descobertas no ano de 2007, apenas 10 foram seleccionadas para encabeçar um Top 10, o qual foi apresentado no dia 23 de Maio, data em que se celebra o aniversário do nascimento de Carlos Linneo, responsável pelo início do sistema de classificação e denominação das espécies e que este ano marcou também o 250º aniversário do início da identificação dos animais.
Na lista, elaborada todos os anos pelo Instituto Internacional para a Exploração de Espécies IIEE, da Universidade do Arizona (EUA), aparece em primeiro lugar uma raia eléctrica, a Electrolux addisoni, cujo nome reflecte a «vigorosa acção de aspirar como método de alimentação», segundo os especialistas. Descoberta na costa Este da África do Sul, esta peculiar raia «poderia competir com a função bem conhecida do aspirador para aspirar, no seu caso, o fundo dos oceanos».
Na lista também está presente um dinossauro com focinho em forma de pato, o Gryposaurus monumentensis, que data de há 75 milhões de anos e que foi descoberto no Estado do Utah por uma equipa do Museu de Paleontologia Alf (Califórnia).
No reino vegetal os cientistas incluíram a planta com a forma do boneco Michelin – a Tecticornia bibenda – um “suculento” vegetal do Oeste da Austrália e que se parece com os bonecos pneumáticos.
Na categoria de imitação da arte, encontra-se o “Dim”, um escaravelho rinoceronte, o Megaceras briansaltini que, segundo os cientistas, se parece com a personagem de “Dim” do filme da Disney “Bugs”. Para além deste, aparecem ainda uma centopeia rosa, uma estranha rã, uma das serpentes mais venenosas do mundo e um morcego que come fruta, um cogumelo e uma medusa, a qual tem o nome da sua vítima “Malo kingi”.
«O comité internacional de especialistas em taxonomia que realizou a selecção do Top 10 entre milhares de espécies descritas em 2007 tem como missão chamar a atenção sobre a biodiversidade, o campo da taxonomia e a importância dos museus de história natural e jardins botânicos de uma forma divertida», explicou ao “Servicio de Información y Noticias Científicas (SINC)” Quentin Wheeler, entomólogo e director do IISE.
Novas espécies descobertas em 2007: O Top 10 das mais estranhas
Todos os anos, a comunidade científica identifica cerca de 17 mil novos animais e plantas. Para chamar a atenção sobre a descoberta de espécies, chave da evolução, sobrevivência e conservação das mesmas, um comité internacional de especialistas acaba de publicar uma lista com as dez espécies mais curiosas e surpreendentes descritas em 2007.