Quantcast
Especial Startups

‘Moda’ das startups chega à veterinária e está a revolucionar o setor

Especial Startups
Portugal é, de acordo com a Bloomberg, um dos países a ‘manter debaixo de olho’, pelo menos para aqueles a querer apostar num negócio próprio. Somos, de acordo com a revista, um país de oportunidades para startups e um exemplo a seguir. E o setor da veterinária não é diferente. Têm surgido nos últimos anos vários exemplos de inovação por parte de empresas que querem revolucionar na forma de fazer medicina e que estão a conseguir.

Só no ano passado, Portugal investiu um total de 44 milhões de euros em startups, através de fundos de capitais de risco, um crescimento de 50% face a 2015, mas que ainda assim é um dos mais baixos da Europa. Essa é, aliás, uma das muitas queixas dos empreendedores nacionais, razão pela qual o Executivo português anunciou no ano passado um fundo de investimento de 200 milhões de euros para dinamizar o setor.

Com recurso a capitais do Portugal 2020, o Estado português irá investir em startups em parceria com investidores privados, com uma participação até 50%, uma medida prevista no programa Startup Portugal.

O Congresso Montenegro é outro dos exemplos da aposta que está a ser feita no país nesta área. Na edição deste ano foi até criado o ‘Prémio Startup Montenegro’, um concurso para empresas ou pessoas com ideias de negócio ligadas à medicina veterinária que serviu de mote para este Especial Startups, que ao longo desta semana lhe vai dar a conhecer exemplos do panorama empreendedor que se vive no país, nomeadamente no setor veterinário.

Mas ainda antes do verdadeiro advento das startups no país, nasceram no mercado exemplos como a Simatix, uma empresa que segundo o seu fundador, Ricardo Faustino, “é um vetor de renovação da radiologia geral e uma progressão na análise de dados”. A Simatix é uma empresa de I&D que desenvolve ferramentas para análise de imagens médicas  e que permite extrair informações que não são visíveis a olho nu e que, posteriormente, cruza todas as imagens guardadas no sistema para ajudar os médicos veterinários a criar um diagnóstico.

A ideia não surge por acaso. Depois de uma ida ao médico veterinário com o seu cão em 2015, Ricardo Faustino percebeu que “poderia contribuir para o desenvolvimento de ferramentas úteis em imagiologia médica aplicada à medicina veterinária”. Ao contrário de outras startups do setor technão começou a trabalhar na garagem, mas sim a partir do seu quarto em Coimbra, onde trabalhava na altura, no ICNAS- Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde. Foi nesse mesmo ano que concorreu ao concurso de empreendedorismo ‘Acredita Portugal’ e competiu com mais de 18 700 projetos, chegando às meias-finais e alcançando o Top 150.

À VETERINÁRIA ATUAL revela que “a vontade de lançar um projeto meu e o contexto financeiro e económico que Portugal atravessava motivaram-me a arriscar neste projeto. Poderia ter feito as malas e partir para o estrangeiro”, já que oportunidades e convites não lhe faltaram. Ditou a sua vontade e ambição de “provar que aqui [Portugal] também se podem desenvolver projetos de qualidade”, que ficasse em Portugal. Esse sentimento “serviu de força motriz” e o projeto nasceu.

Como explica Ricardo Faustino, “uma coisa é ter uma ideia, outra mais difícil é desenvolvê-la.” E à semelhança de outros empreendedores, o financiamento para avançar com a ideia não veio logo. Recorreu à regra dos ‘3 F’s’ (Family, Friends and Fools), como lhe chama e depois de um período de incubação começou à procura de investidores. “Não é um processo fácil. É preciso ser muito resiliente e trabalhar muito, porque é sempre necessário preparar o famoso ‘pitch’ para apresentar o projeto. E ao contrário do que se possa pensar, por vezes temos que saber dizer não às propostas. É preciso não ter pressa e encontrar o investidor certo. Para a Simatix, não queremos um ‘casamento’ infeliz”, sublinha.

Amanhã revelamos como a PET Universal está a investir no setor da medicina veterinária

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?