Quantcast
 

México: Governo investe 15 milhões de dólares na protecção da vaquita do Golfo da Califórnia

México: Governo investe 15 milhões de dólares na protecção da vaquita do Golfo da Califórnia

O Governo mexicano vai ampliar a vigilância do habitat da vaquita (Phocoena sinus) do Golfo da Califórnia, naquele país, na abertura da época de pesca do camarão, para evitar que as redes acabem com a vida dos últimos exemplares do cetáceo mais ameaçado do mundo.

Já a partir do próximo mês, segundo noticiou o “El Mundo”, uma nova patrulha irá unir-se a um grupo de dez embarcações que percorrem, desde Junho, a área de 1.200 quilómetros quadrados do Golfo da Califórnia, para evitar que os pescadores capturem, de forma acidental, os cetáceos, comunicou a Procuradoria Federal de Protecção Ambiental (PROFEPA) do país.
O Governo mexicano já entregou 15 milhões de dólares a cerca de 2.000 pescadores que integram três comunidades das costas do Golfo da Califórnia, no norte do país, com o objectivo de incentivar a protecção daquele animal.
«A vaquita marinha é um mamífero endémico do México, que se encontra em sério perigo de extinção», alertou o procurador da PROFEPA, Patricio Patrón Laviada, durante a entrega da quantia monetária.
Laviada indicou que um censo da população do cetáceo, realizado no princípio da década de 90, indicava a existência de cerca de 500 exemplares, mas outro, efectuado recentemente, assinalava a existência de «apenas 150».

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?