Esta reintrodução integra uma das medidas previstas no programa LIFE para aumentar a variabilidade genética da população de linces de Doñada, estagnada em meia centena de exemplares, noticiou o “El Mundo”.
Este número está na base de uma elevada consanguinidade entre os linces, que debilita o seu sistema imunológico e aumenta a sua exposição a doenças infecciosas.
O reforço da população de linces daquela região foi acelerado no final do ano passado, com a necessária libertação de Baya, um jovem exemplar da Serra Morena, na zona de Coto del Rey, onde o surgimento do vírus da leucemia felina provocou a extinção de todos os machos da espécie.
Baya acasalou com três fêmeas desta população e foi pai de oito crias, das quais se estima a sobrevivência de três.
Miguel Simón, responsável pelo programa LIFE, avançou à agência “EFE” que a libertação do par de linces da Serra Morena em Doñada irá realizar-se já no próximo mês e, como ocorreu com Baya, num espaço vedado, provido de alimentação suplementar para facilitar a sua adaptação.
Aquele espaço abrange oito hectares e conta com um sistema de câmaras de vigilância que permitem acompanhar em tempo real os felinos, assim como dispositivos de descarga eléctrica para impedir que estes escalem a vala metálica.
No interior desta zona, construíram-se tocas para favorecer as populações de coelhos, alimento quase exclusivo do lince e, além disso, transplantaram-se árvores para ajudar a adaptação do par de linces.
Esta transladação de linces da Serra Morena para Doñada desempenha também um papel importante na compreensão do comportamento deste felino quando libertado em novos territórios, um aspecto decisivo para futuras reintroduções deste animal, previstas a partir de 2010, para duas regiões de Andaluycía, assim como na Estremadura e em Portugal.
Lince ibérico: População de Doñada reforçada com exemplares de Serra Morena
A população de linces ibéricos, Lynx pardinus, de Doñada, irá ser reforçada, no próximo mês, com dois exemplares que serão transladados da Serra Morena, anunciou o director do programa LIFE da Junta de Andalucía para a conservação deste felino, o mais ameaçado do planeta.