Quantcast
 

Mês da Diabetes Animal: Obesidade é o principal fator de risco

Mês da Diabetes Animal: Obesidade é o principal fator de risco

Associada ao Dia Mundial da Diabetes, a iniciativa Mês da Diabetes Animal, que se assinala este mês de novembro, sublinha a existência de uma variante animal de diabetes, muto parecida com a humana. Tal como nas pessoas, a obesidade é um dos principais fatores de risco dos animais. Em Portugal os números revelam que cerca de 30% dos gatos e 40% dos cães são obesos.

A prevenção e o diagnóstico precoce da diabetes animal são fundamentais para a qualidade de vida do animal, por isso Luís Cruz, médico veterinário do Hospital Veterinário das Laranjeiras, aconselha “uma boa alimentação, exercício, controlo do peso do animal e visitas regulares ao veterinário de família”, para prevenir a doença.

O tratamento e diagnóstico da diabetes animal está muito desenvolvido. “Hoje em dia já é possível, em Portugal, utilizar tecnologias de ponta para o diagnóstico da doença, através de aparelhos com sensor subcutâneo que conseguem medir os valores da glicose do animal 24h sobre 24h e obter medições de dois a três dias”, explica Luís Cruz.

 

Rodolfo Neves, da MSD Saúde Animal, empresa que em 2009 criou a iniciativa Mês da Diabetes Animal, explica que “o objetivo é sensibilizar e aumentar o conhecimento sobre a diabetes nos animais de companhia com especial enfoque em 2011 para o fator de risco da obesidade, que é alarmante”. 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?