Durante a cerimónia de lançamento da construção das novas instalações da Faculdade de Farmácia (FFUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, Mariano Gago referiu que esse movimento já existe, tendo vindo a crescer devido à investigação dos grandes institutos científicos.
«Seria importante que esses institutos, onde se faz investigação científica de ponta na área das ciências da saúde, se ponham a questão de como podem servir melhor esse grande e complexo sistema que é o Serviço Nacional de Saúde», afirmou Mariano Gago, citado pelo “Diário Digital”.
Para o ministro, esta ligação é também muito benéfica para as universidades porque esses centros de investigação – entre os quais citou o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto) – «são a principal janela da universidade para o exterior».
Mariano Gago elogiou também a reforma institucional que a Universidade do Porto está a preparar, que envolve, por um lado, a integração formal dos grandes centros de investigação científica portuenses e, por outro, a um estatuto de maior autonomia.
A ministra da Saúde, Ana Jorge, que também esteve presente na cerimónia, sublinhou que «os novos edifícios, cuja adjudicação já está efectuada, pelo que as obras vão começar já, vão permitir que tanto o ensino da medicina como a investigação na área da saúde sejam efectuados em condições muito melhores».
Aquelas duas escolas encontram-se actualmente situadas em edifícios centenários que não acolhem as condições ideais para o ensino e a investigação científica na área das Ciências da Vida e da Saúde.
Mariano Gago defende ligação entre institutos de investigação e SNS
O ministro da Ciência e do Ensino Superior defendeu, no dia 25 de Julho, no Porto, uma ligação mais aprofundada entre os institutos universitários de investigação e o Serviço Nacional de Saúde (SNS).