Para além das provas e concursos que fazem parte do programa habitual, a organização integra nesta edição as jornadas do grupo de investigação em equídeos.
Subjacentes à temática da investigação equina, as jornadas realizam-se ao longo do dia 9 de Maio e estão organizadas em quatro sessões: reprodução e genética, medicina e saúde, produção e maneio, nutrição e alimentação.
Durante as jornadas vão ser abordadas temáticas como a sazonalidade e a reprodução da égua Lusitana (Graça Ferreira Dias), parâmetros reprodutivos do cavalo puro Lusitano (José Robalo Silva), testes cutâneos no despiste de alergias respiratórias e respectiva importância no desempenho físico do cavalo (Paula Tilley), estimativa do valor nutritivo de alimentos para equinos (Miguel Rodrigues) e evolução da condição corporal de éguas PSL em sistemas extensivos (Rui Caldeira).
A inscrição nas jornadas é gratuita, mas limitada a 250 participantes tendo em conta a ordem de inscrição. Para mais informações consulte www.cm-golega.pt.