O Hospital Veterinário do Restelo vai promover a 7ª edição do seu Encontro Científico já no próximo dia 12 de novembro. Sob o tema ‘Analgesia na Prática Clínica’, o evento irá reunir oradores nacionais e internacionais.
Joost J. Uilenreef, uma das referências a nível europeu em Anestesia e Analgesia em Medicina Veterinária, é licenciado pela Faculdade de Medicina Veterinária de Utrecht, em 2001, onde fez a Residência em Anestesia e Analgesia, tendo passado por Zurique, Liverpool e Davis, na Califórnia. Em 2007 obteve o diploma pelo Colégio Europeu em Anestesia e Analgesia (ECVAA) e mais tarde foi diretor do programa ECVAAde Residências em Utrecht, combinando as funções clínicas e de ensino com um doutoramento em neurofisiologia e avaliação da dor em animais.
Sabendo que a dor é um tema de extrema importância nos animais, quer pelo seu bem-estar, quer pela dificuldade em conseguir identificar a mesma, o Hospital Veterinário do Restelo dedicou este 7º Encontro à Analgesia. Joost J. Uilenreef irá apresentar a dor desde a sua abordagem e avaliação, até à gestão em pacientes em estado crítico, pacientes com dor pós-cirúrgica, não esquecendo ainda da dor crónica, cada vez mais abordada em Medicina Veterinária.
O evento conta ainda com a presença de Doroteia Bota, que integra desde Junho de 2016 o corpo clínico do Hospital Veterinário do Restelo. A médica veterinária vai apresentar casos clínicos sobre Endoscopia e Broncoscopia. Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa em 2007, realizou internato de Medicina e Cirurgia de pequenos animais no Centre Hospitalier Vétérinaire Fregis, Arcueil, França (2007/2008), já no ano 2008/2009 realizou um 2º Internato de Medicina e Cirurgia de pequenos animais no North Kent Referrals, Chatham, Reino Unido. Residente do European College of Veterinary Internal Medicine-Companion Animals no Centre Hospitalier Vétérinaire Fregis, Arcueil, é neste momento uma das responsáveis pelo serviço de Medicina Interna do Hospital Veterinário do Restelo e pelos serviços de Endoscopia e Broncoscopia.
O programa do evento inclui a abordagem de temas como:
- Avaliação e abordagem à dor;
- Gestão da dor;
- Endoscopia e Broncoscopia;
- Maneio da dor em animais em estado crítico;
- Medicação oral para gestão da dor aguda pós-cirúrgica e gestão da dor crónica.