O parlamento britânico vai debater em breve uma petição que pretende equiparar os cães e cavalos da polícia aos polícias humanos, oferecendo-lhes o mesmo tipo de ‘tratamento’ criminal dado aos polícias humanos quando são feridos ou mortos em serviço. A petição surge depois de um polícia e o seu cão terem sido esfaqueados no mês passado em serviço e já foi assinada por cerca de 120 mil pessoas.
Depois do incidente, Finn, o nome do pastor alemão que ficou ferido, teve que ser submetido a uma cirurgia de emergência e foi transferido para os cuidados intensivos, estando a recuperar em casa.
A campanha adotou entretanto o seu nome e pretende criar uma lei – a ‘Finn’s Law’ – que aplique as mesmas punições, tanto em casos de crime contra polícias humanos, como em casos de crime contra cães polícia.
Mark Tasker, um dos responsáveis pela campanha, referiu à BBC News que “estamos absolutamente extasiados. Sempre soubemos que isto era algo que iria capturar a atenção do público e parece que o Parlamento reconhece o quanto é ofensivo classificar a morte ou um ataque sério a um cão ou cavalo da polícia como um dano criminal”.