Quantcast
Investigação

Água da torneira: um bom agente de contraste em tomografias e ecografias

ecografia a cão

A conclusão é de um estudo recentemente publicado por um grupo de investigadores: a água da torneira é um bom agente de contraste para a visualização do colón em tomografias computorizadas (TC) e ecografias.

O estudo comparou a utilização de água da torneira, de bário diluído e ar como agentes de contraste na visualização do colón de dez cães da raça Beagle nas tomografias computorizadas e ecografias.

Para realizar o estudo, os animais estiveram sem comer durante 36 horas. Depois, tiveram que consumir 250 ml de uma solução de Polietilenoglicol e foram anestesiados para que lhes fosse administrado por via retal um dos agentes de contraste antes da realização da tomografia computorizada ou da ecografia. Uma semana depois o processo foi repetido, desta feita com um agente de contraste diferente do primeiro teste.

Os resultados agora publicados mostraram que a textura da parede do colon foi maior nas tomografias computorizadas e nas ecografias nas quais foi utilizada a água como agente de contraste. De acordo com os cientistas, “as imagens TC obtidas depois da administração de água tinham uma aparência lisa que delineava a mucosa do colon e tinha a pontuação mais alta dos três agentes de contraste para a visibilidade da parede”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?