Segundo os investigadores da Universidade de Nottingham Trent, na Inglaterra, o equipamento pode vir a salvar vidas e a prevenir epidemias, noticiou o “G1”.
O diagnóstico é realizado com recurso a uma amostra de saliva do paciente ou um pedaço de tecido, nos casos em que a infecção é animal. Posteriormente, a amostra é inserida no aparelho que detecta as moléculas específicas das diversas variantes do vírus, incluindo o H5N1.
Este exame, cuja investigação se insere no projecto Portfastflu, permitiria acabar com a necessidade de enviar amostras para os laboratórios e reduzir o prazo actual do diagnóstico que ronda uma semana.
«A capacidade em detectar imediatamente a presença do vírus é essencial para pôr em prática medidas de controlo (…) e reduzir as hipóteses de qualquer epidemia», salientou um dos membros da equipa, Alan McNally.
Financiado pela União Europeia, o projecto Portfastflu integra cientistas ingleses, franceses, irlandeses, belgas e espanhóis.
Gripe das aves: Equipamento portátil pode vir a acelerar diagnóstico
Um novo equipamento portátil que está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores britânicos poderá ser capaz de detectar a presença do vírus da gripe das aves em humanos e animais em apenas duas horas.