Eventos

Encantadora de gatos regressa a Portugal para desvendar segredos dos felinos

Encantadora de gatos regressa a Portugal para desvendar segredos dos felinos

Vicky Halls, especialista em felinos, regressa ao Centro Cultural de Belém já no próximo dia 4 de novembro para dar uma palestra sobre os gatos e os seus segredos, num evento organizado pelo Hospital do Gato. Conhecida pela ‘Encantadora de Gatos’, a comportamentalista felina quer ajudar os tutores portugueses a conhecer melhor os gatos.

Maria João Fonseca, diretora do Hospital do Gato, conta que descodificar os enigmas do comportamento felino é um desafio diário para muitos tutores. “Prefiro sempre o termo autónomo a independente. Os gatos dependem dos tutores para o seu bem-estar. É necessário despender algum tempo com os nossos gatos, nomeadamente a brincar, para combater o tédio que é causa frequente de alterações comportamentais”, refere.

“A nossa missão é melhorar a qualidade de vida dos felinos, com a certeza que com tutores informados, teremos gatos mais saudáveis e felizes”, justifica ainda Maria João Fonseca, sobre a realização desta palestra.

Vicky Halls, enfermeira veterinária de formação, tem mais de 20 anos de experiência em tratamento de problemas de comportamento em gatos. Há cerca de três, quando esteve em Portugal pela primeira vez, a comportamentalista felina revelou à VETERINÁRIA ATUAL que o que a fez despertar interesse pelos gatos “foi o facto de as pessoas fazerem suposições sobre o comportamento dos seus gatos e desenvolverem um ‘conhecimento’ baseado na sua própria interpretação antropomórfica. Isto significa que as teorias variavam dependendo da pessoa que fazia a pergunta, algumas baseadas no facto do gato ser um cão pequeno e outras no facto de ser um pequeno humano. Nenhuma está correta e continuo a partilhar conhecimento sobre o que está a acontecer realmente com os gatos. No entanto tenho de dizer que quanto mais aprendo sobre gatos mais chego à concussão que afinal sei muito pouco. Aprendo algo novo todos os dias.”