O Google vai passar a apresentar nos seus resultados de pesquisa ‘cartões’ com informações acerca das doenças mais conhecidas e a sua sintomatologia. De acordo com a tecnológica, o objetivo é evitar que os utilizadores naveguem para fora do motor de busca à procura de mais informação e apresentar apenas informação credível, previamente validada.
Cerca de 1% das pesquisas realizadas no Google estão relacionadas com sintomas de doenças e muita da informação que é depois apresentada ao utilizador acaba por ser contraditória. Nesse sentido, o motor de busca passará agora a contar com informações adicionais que indicam as principais causas das doenças, formas de tratamento e aconselhamento sobre se o utilizador deverá procurar ajuda médica ou não.
Segundo o portal pplware, a informação que passa a ser apresentada ao utilizador resulta da comparação dos termos de pesquisa e de informação que foi alvo de revisão da Harvard Medical e da Mayo Clinic, entidades de referência no setor da saúde.
Para já, a ferramenta estará apenas disponível para os utilizadores de Android e de iOS, e apenas nos EUA, devendo ser alargada a outros sistemas operativos, plataformas e países em breve.