O GfKTrack.VETs foi desenvolvido em julho e agosto de 2012. O Universo estudo foi constituído por médicos veterinários a exercer prática clínica em Hospital, Consultório ou Clínica Veterinária em Portugal Continental. Foi realizada uma amostra constituída por 120 entrevistas recolhidas através de entrevista online acedida diretamente pelos inquiridos, previamente informados do projeto através de um mail com informações referentes ao mesmo.
A prevenção dos parasitas externos é muito importante, uma vez que podem causar lesões cutâneas, transmitir agentes patogénicos que conduzem a infeções por vezes de evolução fatal e alguns deles são agentes zoonóticos, podendo interferir com os humanos.
De acordo como Cláudio Mendão, médico veterinário, Business Unit Manager da Linha Animais de companhia Bayer Saúde Animal, “os médicos veterinários têm a oportunidade nas consultas de relembrar os donos de animais da importância da prevenção e da aplicação dos antiparasitários, de acordo com a regularidade indicada nos folhetos informativos.”
O ESCAAP – Conselho Europeu Especializado em Parasitologia, recomenda o controlo ambiental de ectoparasitas – tratamento ambiental, incluindo lavagens da roupa da cama e aspiração, importante para eliminar possíveis fontes de infestação.
Mais informações em http://www.esccap.org