Quantcast
 

Desenvolvido método de sequenciação do ADN mais barato que os actuais

Investigadores suecos desenvolveram um novo método de sequenciação do ADN mais barato do que os utilizados actualmente pelos laboratórios para identificar genes de doenças, refere um estudo publicado na “Nature Biotechnology”.

A equipa de cientistas do Instituto Karolinska de Estocolmo espera que o seu método permita a identificação de genes de doenças em grandes grupos de pacientes e facilite a descoberta de novos tratamentos para uma ampla variedade de doenças.
A nova técnica, desenvolvida pela equipa dirigida por Sten Linnarsson, do departamento de Bioquímica e Biofísica Médica do mencionado instituto permitirá mapear o genoma humano por um décimo dos custos actuais.<br>
As várias etapas do processo de sequenciação são realizadas no mesmo instrumento. «Tudo acontece no instrumento que construímos, de que faz parte um microscópio capaz de fotografar fragmentos de ADN, uma pipeta automática e uma pequena câmara com uma superfície de vidro na qual ocorre a reacção», explicou o coordenador da equipa, citado pelo site “AlphaGalileo”.

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?