Quantcast
bovinos leiteiros

Cresce uso de probióticos na alimentação de bovinos leiteiros

Vacas manipuladas geneticamente para produção de leite hipoalergénico

O uso de probióticos como aditivos para melhorar o desempenho dos animais de produção tem crescido nos últimos anos devido à pressão para reduzir o uso de antibióticos nos sistemas de produção europeus. No entanto, e de acordo com Alexandre M. Pedroso, investigador da EMBRAPA Pecuária Sudoeste, ao Milkpoint Brasil, “há muita desinformação a respeito da natureza e propriedades dos aditivos probióticos.”

Entre os benefícios apontados para este tipo de suplementos nos bovinos estão a redução da ocorrência de diarreia, o aumento no peso de animais em crescimento, a prevenção fa acidose ruminal, a melhor degradação de fibra no rúmen e o aumento na produção de leite.

De acordo com o cientista, “há uma infinidade de produtos disponíveis no mercado, com modos de ação bastante diversificados de forma que é fundamental entender um pouco mais sobre essa classe de produtos.”

 

Os probióticos são microrganismos vivos que, se ingeridos por um animal, podem afetá-lo positivamente melhorando o equilíbrio da microflora intestinal. Os seres humanos já consomem este tipo de microrganismos há anos, em iogurtes e produtos lácteos fermentados.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?