Mónica Fernandes, Life & Executive Coach na BE Atelier Coaching, coordena um programa específico para veterinários e explica, na edição de janeiro da VETERINÁRIA ATUAL, as vantagens da técnica aplicada a estes profissionais.
“Os líderes que recorrem ao coaching para obter novas técnicas e ferramentas baseiam a sua liderança numa nova forma de gerir. Não impõem a sua visão, procuram uma visão conjunta e compartilhada por todos, criam sinergias, desenvolvem e retêm talentos ao máximo, promovendo um espírito de comunicação eficaz nas equipas e potenciando a inovação e autonomia”, explica Mónica Fernandes.
Como resultado apresentam “um aumento do nível de compromisso, de desempenho e alta performance”. A formadora não hesita em afirmar que estes líderes “transformam possibilidades em realidade e potencial em excelência, aumentando desta forma, em grande percentagem, os seus negócios”.
Segundo a profissional, neste momento e em todas as áreas de negócio há uma questão pertinente na mente de qualquer líder: “Como acompanhar a mudança, manter a evolução da organização e obter resultados sustentáveis?” Mas a verdade é que “as empresas possuem o bem mais precioso e necessário: o capital humano”, esclarece. “As pessoas são a chave para o sucesso das organizações”, defende Mónica Fernandes, pelo que “já não chega chefiar equipas, é necessário liderá-las, motivá-las e inspirá-las, promover a inovação, a criatividade e o compromisso”. É precisamente aqui que o coaching pode ajudar a fazer a diferença.
Nota: Consultar o artigo na íntegra na VETERINÁRIA ATUAL, nº 57, Janeiro 2013