Quantcast
 

Cirurgias plásticas em cães e gatos

Dermatologia: Doenças à flor da pele

As cirurgias plásticas chegaram aos animais de estimação. É o que revelam os dados avançados pelo Petplan, o maior e mais antigo seguro de animais domésticos do Reino Unido, segundo o qual se estima que em 2010 se tenha gasto cerca de dois milhões de euros em retoques ao nariz e cerca de um milhão em eye-lifts.

Os donos dos animais escolhem estes procedimentos por várias razões: enquanto alguns referem questões relacionadas com a aparência, outros argumentam que se trata de questões de autoestima para os seus companheiros de estimação.

Em muitos casos “são pequenas intervenções, remoção de rugas ou pequenos cortes de pele que dificultam a visão e até mesmo o olfato. Alguns cães que nasceram com um nariz pequeno têm dificuldades em respirar, algo que uma pequena cirurgia consegue alterar e melhorar a respiração”, explica Brian Faulkner, veterinário da Petplan.

 

Mais controversas são as intervenções ao nível do corte de caudas, ou nas orelhas, que muitas organizações dos direitos dos animais se mostram contra.  

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?