Quantcast
Animais de Companhia

Cientistas estudam tumores mamários em cadelas

AAHA exige anestesias durante procedimentos dentários

Um grupo de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México realizou um estudo epidemiológico retrospetivo sobre os tumores mamários em cadelas. O objetivo dos investigadores era obter informação que permitisse analisar o comportamento da doença ao longo do tempo. As conclusões obtidas mostram que os tumores mamários são um importante problema de saúde animal que requer ainda muita investigação.

A investigação baseou-se num estudo retrospetivo que analisou 1917 biópsias de cães que apresentavam lesões nas glândulas mamárias entre 2002 e 2012. De acordo com os resultados, a incidência anual dos tumores de mama foi de 16,8%: 47,7% benignos e 47,5% malignos.

Além disso, os resultados mostraram que a maioria dos casos diagnosticados era epitelial, seguido de tumores mistos. Os tumores mais comumente diagnosticados foram adenoma tubular, adenoma papilar, carcinoma tubular, carcinoma papilar, carcinoma sólido, carcinoma complexo e carcinosarcoma.

 

O estudo demonstrou também que a incidência da doença era mais comum em cadelas adultas, entre 9 e 12 anos, sendo estas as mais afetadas, seguidas das cadelas com idades entre 5 e 8 anos de idade.

Notícias relacionadas

 

Estudo descobre marcador promissor na avaliação de cães com tumores

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?