Um grupo de investigadores anunciou recentemente a descoberta de uma metodologia que vai permite reduzir os níveis de atividade daquela que é a maior responsável pela alergia de humanos aos felinos – a proteína Fel d 1.
De acordo com a publicação Vet Times, um em cada cinco adultos em todo o mundo são alérgicos aos gatos, com 95% das reações alérgicas a serem causadas por esta proteína, que é produzida na saliva dos gatos e nas suas glândulas sebáceas e que depois é transferida para o pelo dos animais e libertada no ambiente.
O estudo, publicado na revista científica Immunity, Inflammation and Disease e conduzido por investigadores do Purina Institute, alimentou uma amostra de cerca de cem gatos com uma dieta com anticorpos anti- Fel d 1 obtidos a partir de ovos de galinha.
Segundo os investigadores, os animais foram submetidos a esta dieta durante seis semanas, com 97% dos gatos a registarem uma diminuição de cerca de 97% deste alergénio. Além disso, os resultados mostram que, após três semanas de alimentação com esta dieta, houve uma diminuição de cerca de 47% da atividade daquela proteína no pelo dos animais.
Leia os resultados do estudo em detalhe aqui.