«Tem havido um crescimento grande do número de adopções realizadas. No período de dois meses e meio, foram adoptados 40 animais por mês, em média», disse o vereador responsável pelo Ambiente e Qualidade de Vida. O êxito da campanha, a seu ver, tem sido ampliado pelo apoio de figuras públicas como o músico André Sardet, a cantora Inês Santos, o corredor de automóveis Filipe Albuquerque ou os futebolistas da Académica Pedro Roma e Nuno Piloto.
Coimbra Adop(cão) é um projecto que nasceu da vontade de três funcionárias da autarquia. «O grande objectivo da campanha é permitir que mais animais tenham um destino de vida. Este ano, o número de animais entregues no canil e recolhidos da via pública foi quase o dobro do do ano passado, e isso preocupa-nos», referiu Luís Providência. No total, foram 1581 os animais errantes capturados ou entregues aos cuidados dos responsáveis camarários desde o início de 2008. Desses, 1148 eram cães.
Fonte ligada ao processo explicou ainda que, desde o arranque de Coimbra Adop(cão), em Outubro, «nem um» animal foi alvo de abate, como sucede, normalmente, quando a falta de espaço se impõe. «Desta maneira, evita-se o abate. Antes da campanha, quando o canil estava ocupado, os animais tinham de ser abatidos.»