A Câmara Municipal de Lisboa vai contratar 570 novos trabalhadores para integrar os seus quadros já no próximo ano. De acordo com o Jornal Económico, estas contratações são uma resposta às aposentações de alguns funcionários e às novas competências ganhas pelo município, como a educação, e vão representar um aumento na despesa com pessoal de 12,2% em 2020, para 277,1 milhões de euros.
O município irá, assim, recrutar para várias áreas, nomeadamente médicos veterinários. “Está em curso um amplo plano de recrutamento em diversas áreas, estando previstos 38 procedimentos concursais (nas áreas de arquitetura, arquivo, biblioteca e documentação, direito, economia, finanças e gestão, engenharias, medicina veterinária, assistente técnico, bombeiros sapadores, assistente operacional de educação, cantoneiros de limpeza, condutores, oficinas, guarda florestal, entre outros), num total de mais de 500 postos de trabalho”, diz a proposta de Orçamento Municipal para 2020.
Com estas contratações, o município de Lisboa aumentará as suas despesas com pessoal em 12,2% em 2020, de 33,8 milhões de euros para 277,1 milhões de euros. A autarquia justifique estas contratações com a necessidade de “renovação do quadro de pessoal para garantir os recursos humanos necessários às competências e estratégias municipais, com um forte investimento na qualidade do emprego, através do recrutamento de trabalhadores com qualificações adequadas e de relações contratuais estáveis”.