Depois analisarem um questionário realizado a seis mil proprietários de cães (de 30 raças diferentes), os investigadores revelaram que um em cada cinco dachshunds, conhecidos vulgarmente como “salsicha”, já atacou ou tentou atacar pessoas estranhas e um em cada 12 já atacou o próprio dono, citou a “Folha de São Paulo.
Os chihuahuas posicionaram-se em segundo lugar na lista dos cães que tendem a atacar humanos.
Desta forma, o pittbull e o rottweiller, raças comummente associadas à agressividade, apresentaram uma agressividade canina média ou inferior, no que respeita a ataques contra estranhos.
Os investigadores concluíram, assim, que as raças menores têm tendência a ser mais agressivas em relação às maiores. Uma das razões que pode justificar a diferença nos resultados obtidos face a outros estudos sobre a agressividade canina, deve-se ao facto de, normalmente, serem utilizadas estatísticas médicas relacionadas com ataques. Uma vez que os ataques de cães maiores provocam ferimentos mais graves, tais estatísticas podem estar distorcidas.
Já os cães considerados os menos agressivos foram os golden retrievers, labradores, são bernardos, britanny spaniels e greyhounds.
Cães: Salsicha lidera a lista de raças mais agressivas do mundo
As raças caninas mais agressivas do mundo são dachshund, chihuahua e jack russell terrier, de acordo com um estudo recente da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicado na última edição da "Applied Animal Behavior Science".