Quantcast
 

Cães que enlouquecem humanos

Cães que enlouquecem humanos

Bens destruídos, donos "enlouquecidos" e vizinhança que para lá caminha são algumas das consequências de problemas comportamentais dos cães. Estes são também uma das principais causas da eutanásia destes animais em Portugal.

Em declarações à agência Lusa, Gonçalo da Graça Pereira, médico veterinário e mestre em Etologia Clínica e Bem-Estar Animal, afirmou que «o comportamento dos animais é um assunto muito sério, sendo uma das principais causas de eutanásia».

Parte do problema pode estar na definição do que é um cão bem comportado. Segundo revelou o especialista, «a definição de cão bem comportado muda muito de sociedade para sociedade e, enquanto que uma família considera bem comportado um cão completamente submisso, para outra poderá ser um cão activo mas que responde a ordens básicas».

 

E os conflitos são, muitas das vezes, iniciados por falhas de comunicação. É que os cães percebem os nossos gestos mas interpretam-nos segundo a sua linguagem, que é diferente da nossa, e se para um humano abraçar um cão é uma demonstração de afecto, «para o cão este gesto pode ser até uma agressão».

As patologias do foro comportamental em animais de companhia vão estar em destaque na Veterinária Actual N.º 14, de Fevereiro, com uma reportagem com Gonçalo Pereira, médico veterinário, mestre em Etologia Clínica e Bem-estar Animal, e Miguel Godinho, engenheiro de produção animal e treinador de cães há mais de 20 anos.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?