Quantcast
 

Cães esterilizados têm maior probabilidade de morrer de cancro

Tumor mamário é o mais prevalecente nos animais de companhia

Os cães esterilizados vivem durante mais tempo, mas têm uma maior probabilidade de morrer de cancro. Esta é uma das conclusões de um estudo da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos.

O estudo, publicado na revista científica Plos One, refere que os cães que não são esterilizados vivem cerca de 7,9 anos, enquanto os cães esterilizados vivem 9,4 anos. A análise foi feita a partir de uma amostra de 40,139 óbitos de uma base de dados de medicina veterinária americana.

A Associação Americana de Produtos para Animais de Estimação conduziu em 2011 e em 2012 um inquérito que indicou que 78% dos cães eram esterilizados, enquanto em 2000 eram cerca de 70%.

 

“Existe uma longa tradição de investigação sobre os custos da reprodução. Está provado que, em todas as espécies, os animais que se reproduzem não vivem tanto tempo”, refere Kate Creevy, professora assistente da Universidade da Geórgia.

No entanto, estes investigadores descobriram que os cães esterilizados têm mais probabilidades de morrer de cancro ou doenças autoimunes. Já os cães não-esterilizados têm mais possibilidades de morrer de doenças infecciosas.

 

“Os cães não-esterilizados também morrem de cancro, mas é apenas uma causa de morte mais comum para aqueles que são esterilizados”, sublinha Jéssica Hoffman, uma das responsáveis pelo estudo.

Os investigadores acrescentam ainda que algumas hormonas, como a progesterona e a testosterona, podem suprimir o sistema imunitário. “Há alguns estudos que demonstram isso em pessoas que são esterilizadas, especialmente entre homens que são castrados por razões culturais ou razões médicas. Os homens que são castrados tendem a viver mais tempo. Os homens que não são esterilizados têm mais infeções, o que suporta a ideia de que existe uma razão fisiológica para isto”.

 

Para consultar o estudo clique aqui.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?