Eventos

Cães e gatos invadem Pavilhão do Conhecimento

A partir de hoje e durante 11 meses, o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, vai receber a exposição Cães e Gatos. A inauguração oficial está agendada para o Dia Mundial do Animal, já no próximo dia 4 de outubro.

“Quer sejam gatos de concursos ou gatos vadios, cães-guia ou de busca e salvamento, em Portugal existem mais de dois milhões e meio de cães e um milhão de gatos. Vivem nas nossas casas e ruas, no nosso imaginário e até nas músicas e nos provérbios que ouvimos. Mas o que sabemos ao certo sobre eles? Como se tornaram tão diferentes dos animais selvagens? Como veem, cheiram, ouvem e sentem o mundo? Que emoções têm? Conseguem comunicar? Como vivemos com eles?”

Estas são algumas das perguntas às quais vai encontrar resposta na exposição concebida e produzida por Cité des Sciences et de l’Industrie em Parceria com a Fundação Adrienne and Pierre Sommer, Fundação de França, Fundação 30 Millions d’Amis e Animalis.

A exposição está organizada de forma a levar os visitantes numa viagem sensorial e interativa utilizando cores, materiais e mobiliário dividido em três espaços diferentes e com ambientes distintos.

A exposição já esteve patente em cidades como Paris, Toulouse, Quebeque e Viena e é acessível a públicos com necessidades especiais.

Nos primeiros domingos de cada mês, os visitantes podem fazer-se acompanhar pelos seus melhores amigos, já que os cães podem ter acesso.

Um gato que mede 50 cm pode saltar até 2,50 m. E você, até onde saltaria? Tente premir os botões, saltando cada vez mais alto

Veja esta cena do quotidiano vivida por um ser humano e, em seguida, coloque as mãos na superfície preta, ponha os auscultadores e sinta as sensações de um cão ou de um gato

Observe a postura do cão, descubra o estado emocional correspondente. Verifique virando a palavra escolhida, ou consulte o vídeo, à sua esquerda