«Nem sempre cães de pequeno porte são os mais adequados para quem mora num apartamento ou em espaços limitados. Em geral, as raças menores têm um metabolismo acelerado e são mais agitadas», explica, à “Revista da Hora”, o médico veterinário da PUC-SP, Mauro Lantzman.
Contudo, o médico veterinário sublinha que o comportamento dos cães não é apenas determinado por factores genéticos. «Cerca de 80% das queixas dos donos dizem respeito a factores ambientais ou a um mau treino», salienta.
Não obstante, a tarefa de adquirir um cão tornar-se mais fácil quando se conhecem as características das raças. «Cães como o Poodle e o Yorkshire são muito carinhosos, enquanto que o Husky siberiano é mais independente. É mais fácil prever a forma de agir dos animais com pedigree, explica a médica veterinária da Universidade Metodista, Tânia Parra Fernandes.
De acordo com a mesma profissional, o sexo do animal também deve ser um aspecto levado em conta, uma vez que os «machos costumas urinar pela casa para marcar território».
Cães de raça pequena nem sempre são ideais para ter em apartamentos
Antes de se adquirir um cão, é recomendável a pesquisa das características físicas e comportamentais das diversas raças disponíveis no mercado, pois nem sempre cães de raça pequena são os mais apropriados para viver em apartamentos, defende o médico veterinário especialista em comportamento animal Mauro Lantzman.