Quantcast
Médicos Veterinários

Brexit: BVA em linha com Governo britânico

gato no veterinário

A primeira-ministra britânica, Theresa May, fez na passada semana um discurso onde revelou quais serão algumas das suas prioridades assim que o Reino Unido sair da União Europeia, decisão votada por referendo em 2016 e que desde então tem gerado alguma discórdia. A British Veterinary Association (BVA) emitiu entretanto um comunicado em que se mostra satisfeita por ver que algumas das prioridades do Governo britânico estão alinhadas com as suas.

Falamos de prioridades como os direitos dos cidadãos da União Europeia residentes no Reino Unido e de cidadãos britânicos residentes noutros países da UE; bem como a intenção de continuar a investir em ciência e inovação.

Gudrun Ravetz, Presidente da BVA, sublinha que “é encorajador ver que algumas das prioridades que a BVA identificou, em nome da profissão, estão também na lista de prioridades a negociar pela Primeira-Ministra, apesar de ainda existir muita incerteza”.

“Estamos particularmente satisfeitos com o compromisso da Primeira-Ministra para garantir os direitos dos colegas da UE que já vivem, trabalham e estudam no Reino Unido, assim como para garantir direitos para os colegas do Reino Unido a trabalhar na UE, que tem sido uma prioridade da BVA desde o primeiro dia”, acrescenta.

“Todos os anos, cerca de 50% dos cirurgiões veterinários a praticar no Reino Unido são estrangeiros, com a maioria oriunda de países europeus. Daí que alterações no sistema ou restrições a nível da emigração podem ter um impacto profundo na profissão”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?