Quantcast
Antibióticos

Infeção resistente a todos os antibióticos faz vítima nos EUA

antibióticos

Uma paciente norte-americana morreu depois de ter contraído uma infeção que se revelou resistente a todos os antibióticos disponíveis no mercado. De acordo com o MRCVS online, que cita o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), tratava-se de uma paciente do género feminino, com 70 anos, que recentemente tinha regressado de uma viagem à índia.

A paciente deu entrada num hospital dos Estados Unidos da América, em agosto de 2016, com uma infeção que foi diagnosticada como sendo síndrome da resposta inflamatória sistémica como resultado de uma fratura do fémur e consequente osteomielite do fémur e da anca da paciente.

Segundo MRCVS online, a paciente foi colocada num quarto isolado, por precaução, depois de um exame ter revelado a existência de uma bactéria resistente ao carbapenema, um antibiótico com um espectro bactericida muito amplo.

De acordo com o CDC, posteriormente confirmou-se que se tratava do mecanismo de resistência antimicrobiano ‘New Delhi metallo-beta-lactamase’, uma enzima que faz com que as bactérias sejam resistentes a um largo espetro de antibióticos beta-lactam.

David Brown, cientista do Antibiotic Research UK, referiu à BBC News que é algo incomum que “uma bactéria seja resistente a tantos antibióticos. Felizmente é um caso extremamente raro, mas pode vir a tornar-se mais frequente”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?