Foram já vários os estudos que conseguiram provar que os cães são capazes de entender a comunicação humana como nenhuma outra espécie. Mas um estudo agora publicado revela que, para treinar um cão e para conseguir que este entenda o que está a dizer o seu tutor, é preciso falar de uma determinada forma.
De acordo com o El País, a investigação agora publicada na revista Proceedings of the Royal Society B conseguiu demonstrar que a forma como comunicamos com os cães é diferente da forma como falamos com os humanos, aquilo que se denomina de ‘linguagem dirigida aos cães’. Como refere o estudo, isto significa que mudamos a estrutura das frases, simplificando-as, e falamos num tom de voz mais agudo, o que corresponde aquilo que fazemos quando nos dirigimos a crianças pequenas.
Curioso é que os investigadores revelam que esta tática ajuda mesmo os cães a prestarem mais atenção e a perceber melhor aquilo que lhes está a ser dito. Para chegar a esta conclusão, os cientistas recorreram a várias gravações de voz de voluntários que usaram várias formas de falar, dirigindo-se a fotos de cães de diversas idades e repetindo frases como ‘Olá’; ‘Quem é um bom menino?’; ‘Vem aqui!’ e ‘Muito bem!’.
As conclusões mostraram que os voluntários mudavam a sua forma de falar consoante a idade aparente do cão e nos casos em que tinham gravado a mensagem a olhar para uma fotografia. Depois, estas gravações foram reproduzidas a vários cães pequenos e adultos, cujas reações foram registadas: os cães que reagiram mais intensamente foram aqueles que ouviram mensagens de voluntários cuja voz foi gravada enquanto olhavam para uma fotografia de um cão.
Conheça o estudo em detalhe aqui.