Tecnologia

Este ‘bicho’ só quer o bem-estar do seu animal

Esta aplicação foi criada a pensar no bem-estar do seu animal

A Federação Académica de Medicina Veterinária acaba de lançar aquela que diz ser a primeira aplicação totalmente dedicada ao bem-estar animal – a Bicho. Disponível na AppStore e na Play Store, esta aplicação permite fazer a denúncia de maus-tratos a animais, adotar animais e até comunicar o avistamento de aves exóticas.

De acordo com os responsáveis pela app, o objetivo é “facilitar uma responsabilidade cívica e humana, a proteção do bem-estar animal.”

Nesse sentido, a aplicação irá focar-se em quatro eixos distintos:

  • Denunciar maus tratos a animais e avistamentos de espécies exóticas, usando a câmara e o GPS de um smartphone para partilhar fotografias e a localização específica em que o animal foi avistado. Depois da denúncia do utilizador, o envio é feito para as autoridades competentes;
  • Adotar um animal, através do portal ‘Adopta-me’, integrado na aplicação;
  • Encontrar as clínicas veterinárias mais próximas e disponíveis para receber o utilizador, assim como o trajeto mais fácil para lá chegar;
  • Procurar e reportar animais perdidos, uma funcionalidade que é fruto de uma parceria entre a FMAV e a Ordem dos Médicos Veterinários.