A matriz polimérica da coleira Seresto® permite “a libertação controlada de duas substâncias ativas comprovadas por um período de até oito meses. As substâncias ativas – imidaclopride, um inseticida, e flumetrina, um acaricida – atuam em sinergia para aumentar o seu efeito antiparasitário nos insetos”, refere a empresa em comunicado. “Seresto® é também o primeiro tratamento para gatos com efeito repelente nas carraças, reduzindo o risco de doenças transmitidas por vetores em gatos”.
De acordo com Cláudio Mendão, médico veterinário, Business Unit Manager CAP da Bayer Saúde Animal em Portugal, “muitas pessoas podem estar conscientes de que as infestações por pulgas nos animais de companhia podem ocorrer durante todo o ano, mas o conhecimento geral de que as infestações por carraças estão a ocorrer com mais frequência fora das épocas de pico tradicionais devido às condições climáticas, é menor.” Segundo o veterinário, “temos recomendado ectoparasiticidas em spot-on aos donos de animais há muitos anos devido à sua eficácia e segurança. No entanto, a dificuldade em recordar um programa de tratamento mensal e a falta de conhecimento das potenciais consequências do seu incumprimento traduz-se numa tendência para os donos fazerem as reaplicações para além das quatro semanas ou utilizarem spot-ons apenas durante os períodos de perceção de risco elevado. “
Segundo a Bayer, “a matriz polimérica de Seresto® armazena as substâncias ativas dentro da própria coleira, disponibilizando pequenas quantidades numa microcamada na superfície da coleira. Daí, as substâncias ativas são transferidas para a camada lipídica da pele e pêlo. Os óleos neutros da coleira ajudam à difusão e à disseminação por toda a camada lipídica”.
Graças à sua estrutura, a migração de substâncias ativas a partir da coleira Seresto® é controlada pela diferença de concentração entre a matriz e a superfície da coleira. “Como resultado, as substâncias ativas continuam a migrar da matriz para a camada lipídica sempre que necessário. Uma proteção acaricida/insecticida é mantida até oito meses com baixas doses, eficazes, de forma consistente”, refere a empresa.