Quantcast
 

Banco de dados irá guardar herança genética de animais

Banco de dados irá guardar herança genética de animais

Um banco de dados para congelar e armazenar a herança genética dos animais, destinado a preservar a biodiversidade de muitas espécies em vias de extinção, foi criado por uma equipa de cientistas alemães, apoiados por uma rede de zoólogos europeus.

Denominado Cryo Brehm – Banco de células animais selvagens Alfred Brehm (nome do zoólogo alemão), este depósito de heranças genéticas, segundo informa a agência “EFE”, terá sede em Lübeck e é comparável ao bunker gelado na ilha norueguesa de Spitsbergen, onde os botânicos já começaram a armazenar as sementes de todas as plantas de cultivo do mundo.
Fundado por cientistas do Instituto Fraunhofer de Biotecnologia Marina EMB de Lübeck e pelo Instituto Fraunhofer de Técnica Biomédica (IBMT) de Sankt Ingbert, o Cryo Brehm irá arrancar no dia 1 de Junho.
Para o ministro de Pesquisa e Ciência de Schleswig-Holstein, Dietrich Austermann, que falou durante a apresentação do projecto em Kiel, no norte da Alemanha, este novo banco constitui um marco para a conservação da biodiversidade biológica.
O político democrata-cristão relembrou que, segundo especialistas, um em cada quatro mamíferos, uma em cada oito aves e mais de dois terços de todas as plantas correm risco de extinção.
Já o director do projecto, o professor Charli Fruse, salientou que o material genético congelado a temperaturas muito baixas se conserva durante séculos, sendo uma preciosa reserva para as gerações futuras.
Segundo Austermann, o projecto conta com a utilização de tecnologia aplicada, uma vez que os cientistas de Lübeck são capazes de isolar e preparar, de diferentes tecidos, culturas celulares limpas, estáveis e com grande capacidade reprodutiva para o seu armazenamento no banco.
Além disso, não é necessário matar qualquer animal, nem submetê-lo a cirurgias, pois os dados genéticos são obtidos, por norma, através de células-tronco.
O professor Kruse frisou ainda que o Cryo Brehm não pretende ser um substituto da defesa do ambiente, nem da conservação dos biótipos, e sublinhou que bancos genéticos, como o que dirige, já são considerados recursos biológicos para o futuro.
«São tão importantes para os nossos descendentes como para a nossa era são as jazidas de carvão, os campos petrolíferos ou as minas de metais», afirmou o cientista alemão.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?