Ao estimular a resposta celular, aumenta o potencial leishmanicida dos leucócitos fagocíticos, responsáveis finais da eliminação dos parasitas.
Vários ensaios clínicos, realizados em mais de 700 cães de mais de vinte raças diferentes, demonstraram que Leishguard® reduz o risco de desenvolvimento da doença clínica em animais saudáveis submetidos a múltiplas exposições naturais ao parasita. Além disso, em cães já infetados seropositivos, reduz “significativamente e em poucas semanas quer o título de anticorpos contra a Leishmania, quer os sinais clínicos indicadores da progressão da doença”, refere a empresa em comunicado.
O fármaco permite tanto prevenir como tratar a Leishmaniose em cães de qualquer idade sem interferir com nenhum teste de diagnostico, nem com outras terapias concomitantes que o veterinário considere adequado aplicar.
A Esteve veterinária está ainda a preparar a apresentação do Leiscan®, um teste para detetar precocemente a infeção – sensibilidade de 98% – com o intuito de melhorar a abordagem à doença.