Eventos

Apresentado programa do 16.º Congresso Montenegro

O Hospital Veterinário Montenegro, no Porto, apresentou ontem (3 de outubro) o programa para o seu 16.º Congresso, que se vai realizar entre 20 e 22 de fevereiro de 2020, em Santa Maria da Feira.

O tema do evento deste ano, que já havia sido anunciado em julho, é Inovação & Desenvolvimento Sem Segredos: “Vamos tocar diversas áreas da medicina veterinária que, por todos e de forma unânime, julgamos ser áreas que estão a entrar no mercado e que ainda não fazem parte da prática comum e corrente, como por exemplo, a anestesia locorregional, a cirurgia minimamente invasiva, a ortopedia por técnicas menos invasivas, ou seja, no fundo mostrar que há alguns nichos de desenvolvimento que, não sendo uma prática comum da veterinária, são o futuro” disse à VETERINÁRIA ATUAL o fundador do Hospital Veterinário Montenegro, Luís Montenegro.

Afirmando que a apresentação do congresso e a reação dos patrocinadores “superou ligeiramente as expectativas”, o médico veterinário avançou ainda que já estão confirmados todos os oradores e alguns patrocinadores, como a Royal Canin, Wepharm, Propecuária e Servive. “Temos os oradores todos confirmados, sendo que este ano vamos ter uma Sala One Health, que vai ter temas de sanidade animal e de animais de pecuária. Temos, por exemplo, confirmado o presidente do Colégio Europeu de Microbiologia Veterinária [John Ikonomopoulos], que estará presente”, revelou Luís Montenegro.

Entre os oradores do 16.º congresso vão estar nomes como Rita Serras, Rodolfo Leal, Massimo Petazzonni, Jorge Leite, João Ribeiro, Paulo Borges, Diego Casas, Roberto Bussadori, Jaime Viscasillas, Patrícia Poeta e Pablo Ochoa, entre muitos outros.

Além da Sala One Health, haverá ainda a Sala de Enfermagem, a Sala Avançada e, claro, a Principal, que terá tradução simultânea em inglês e espanhol. À margem do congresso, vai também decorrer a 10.ª edição do Congresso de Enfermagem Veterinária, bem como três concursos científicos – o Prémio Científico Professor Miguel Faria, o Poster Científico de Medicina Veterinária e o Poster Científico de Enfermagem Veterinária.

No ano passado, o Congresso Montenegro, dedicado ao tema da dermatologia, disponibilizou 59 palestras, que acolheram 1 302 médicos veterinários, 384 estudantes de Medicina Veterinária, 332 enfermeiros, 169 estudantes de Enfermagem Veterinária e 190 bombeiros e socorristas, que ouviram as apresentações de 18 oradores oficiais.