«Propus o tema, que foi debatido e aceite de forma consensual», adiantou Ana Jorge à “Lusa”, citada pelo “Diário Digital”, numa conversa telefónica à margem da X Conferência Ibero-Americana de Ministros da Saúde.
Segundo a ministra, o tema a discutir na próxima edição da conferência, em Lisboa, será alvo de um aprofundamento na área da informática e das novas tecnologias, «nomeadamente no que diz respeito à telemedicina, às redes de referenciação e à organização dos cuidados de saúde», referiu.
Dada a comparência dos seus homólogos oriundos de 20 países, Ana Jorge terá procurado, ao longo do primeiro dia do encontro, averiguar a possibilidade de realização de parcerias.
«Há, da nossa parte, um interesse ao nível dos recursos humanos, uma vez que temos carência de médicos», admitiu a ministra, adiantando ter já iniciado «alguns contactos, ainda incipientes» com países como o Chile e a Argentina.
Em troca de clínicos, a Argentina, com evidentes carências no sector da enfermagem, podia «acolher jovens enfermeiros portugueses que estivessem disponíveis para trabalhar no país», sugeriu Ana Jorge.
Como exemplo de uma parceria já em curso, Ana Jorge contou à “Lusa” o intercâmbio estabelecido com o Uruguai.
«Há dois anos que médicos uruguaios estão em formação em Portugal para integrarem equipas de emergência médica» e que «permanecerão alguns anos no nosso país», revelou a ministra da Saúde.
No âmbito do mesmo acordo, outros médicos estão em Portugal em aprendizagem na área dos transplantes renais e hepáticos, regressando depois ao Uruguai, onde irão exercer.
A X Conferência Ibero-Americana de Ministros da Saúde, que terminou no Sábado, teve como tema "Juventude, Saúde e Desenvolvimento", onde aspectos como «o desenvolvimento de hábitos saudáveis nos adolescentes, a saúde de mulher e da criança e a importância de os jovens assumirem a responsabilidade pela sua própria saúde» foram realçados por Ana Jorge.
Os ministros da Saúde e funcionários dos governos de 19 países ibero-americanos, que se reuniram em San Salvador, estudaram um plano conjunto para incrementar as condições sanitárias dos jovens e adolescentes da região.
O documento preparado naquela conferência deverá ser aprovado na XVIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, que se realizará na capital salvadorenha entre 29 e 31 de Outubro.
Segundo um esboço da declaração conjunta que os ministros começaram a discutir à porta fechada, a juventude dos 22 países que compõem a região Ibero-Americana tem uma «baixa morbilidade». Contudo, ainda assim, muitas mortes podiam ser evitadas, por resultarem da violência, uso de drogas, acidentes de viação e suicídios.
Em 2009, à semelhança do que aconteceu este ano em El Salvador, Lisboa recebe, além da XI Conferência Ibero-Americana de Ministros da Saúde, a XIX Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.
Ana Jorge quer debater cuidados de saúde primários em 2009
A ministra da Saúde sugeriu, no dia 12 de Julho, em San Salvador, que a XI Conferência Ibero-Americana de Ministros da Saúde, que terá lugar em Lisboa para o ano que vem, aborde o papel dos cuidados de saúde primários na concretização dos objectivos do milénio.