Depois de ter sido capturado na Suíça, em Fevereiro, o animal recebeu um colar sinalizador e, já em Abril, as autoridades adiantaram que este tinha sido visto a caminhar pelo vale Pejo e parou na área de Deutschnonberg, adiantou a “BBC”.
O World Wildlife Fund (WWF) refere que existem cerca de uma centena de linces na Suíça, especialmente a noroeste dos Alpes e perto do lago Genebra, nas montanhas Jura.
O porta-voz do WWF em Itália, Ricardo Nigro, afirmou que os linces «são totalmente protegidos em Itália», apesar de ter acrescentado que animais como ursos, linces e lobos podem correr risco em algumas zonas, porque as comunidades dos Alpes adoptam medidas para proteger os seus rebanhos.
A registar que um programa de re-introdução de ursos nos Alpes não correu como era esperado, depois de um dos ursos ter cruzado a fronteira com a Áustria e a Alemanha e ao caçar em fazendas locais acabou por ser morto a tiro em Junho de 2006.
Alpes italianos: Lince visto, pela primeira vez, em cem anos
As autoridades do Tirol anunciaram que um lince foi avistado, pela primeira vez, em cem anos, nos Alpes italianos, tendo cruzado as montanhas a partir da Suíça e chamando a atenção de que este não representa uma ameaça às criações daquela área.