Medicina Veterinária

80% dos animais com problemas dentários

80% dos animais com problemas dentários

Quatro em cada cinco cães têm problemas dentários quando atingem os quatro anos de idade. No caso dos gatos, o problema atinge sete em cada dez gatos, que quando atingem os quatro anos de idade sofrem já problemas dentários e periodontais.

Os dados são do Carp Road Animal Hospital, que indica que quando atingem os quatro anos, 80% dos animais de têm problemas dentários que precisam de ser tratados.

Marc Glavin, fundador do Carp Road Animal Hospital, refere que “a saúde oral é muito importante para os animais – assim como para as pessoas -, mas é um problema subestimado (…) Na maioria das vezes, quando os tutores dos animais procuram cuidados veterinários, os dentes já estão em mau estado. Às vezes são precisas uma ou duas horas para restaurações e extrações, quando se poderiam fazer limpezas de rotina”.

O médicos veterinário aconselha, assim, a tratar da saúde oral dos animais desde cedo. “Existem múltiplas vantagens em tratar dos dentes desde cedo. É menos provável que haja necessidade de tratar de infeções dentárias e doenças mais tarde. Os cuidados preventivos têm benefícios do ponto de vista do tutor e do animal. Começar cedo os cuidados dentários tem o potencial de minimizar os custos e a necessidade de anestesia nos cuidados dentários mais tarde”.