Quantcast
Animais de companhia

Veterinários cada vez mais interessados em utilizar IA na sua prática diária

Veterinários cada vez mais interessados em utilizar IA na sua prática diária Image generator/ChatGPT

Os médicos veterinários têm cada vez mais interesse em incorporar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na sua rotina diária, é a principal conclusão de um estudo que analisou as tendências mais promissoras no setor, nomeadamente como a IA é aplicada à saúde animal.

38,7% dos entrevistados expressaram a vontade de incorporar ferramentas de IA na sua rotina diária, sendo este entusiasmo sustentado, maioritariamente, pela crença de que esta tecnologia pode impulsionar o crescimento de receita e a satisfação dos colaboradores, mas não só. Os veterinários acreditam também que a IA pode melhorar a retenção de clientes e ser uma vantagem competitiva perante outras clínicas veterinárias.

 

Os resultados do estudo, realizado pela Digitail, em colaboração com a Associação Americana de Hospitais de Animais (AAHA), mostraram também que a IA está cada vez mais implementada na medicina veterinária.

A análise mostrou um aumento significativo do uso de ferramentas de IA por parte dos profissionais veterinários, com 39,2% a referirem utilizar esta tecnologia em várias áreas das suas práticas.

 

De imagens e radiologia a tarefas administrativas, assim como a transcrição de conversas para texto, de acordo com o estudo, a IA tem vindo a provar ser “uma aliada inestimável para melhorar a eficiência e a precisão no cuidado com animais de companhia”.

O estudo revelou ainda uma correlação direta entre o uso de IA e uma perceção mais positiva do seu valor na medicina veterinária. Desta forma, aqueles que experimentaram esta tecnologia tendem a ser mais otimistas sobre os seus benefícios e aplicações práticas.

 

Entre os benefícios mais citados pelos veterinários está o aumento da produtividade, a poupança significativa de tempo, a redução da carga administrativa e o aumento da eficiência no diagnóstico e tratamento de animais, refere a análise.

Neste sentido, o estudo também identificou as principais preocupações sobre a adoção de IA na prática veterinária, com a confiabilidade, a precisão dos sistemas de IA e a segurança de dados sendo apontadas como os principais pontos de preocupação entre os entrevistados.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?