O Município de Braga anunciou ter estabelecido protocolos com quatro instituições do concelho para disponibilizar um programa de assistência médico-veterinária a preços reduzidos, lê-se na comunicação do site do município.
Desta forma, os protocolos assinados ampliam o programa municipal, já implementado desde 2017, inicialmente dirigido aos animais adotados no Centro de Recolha Oficial de Braga e a famílias carenciadas do concelho, em que se incluíam detentores de cartão sénior e agregados familiares numerosos, refere a comunicação.
De acordo com o município, os protocolos firmados possibilitam que os agregados familiares de Braga com animais de companhia cumpram a legislação relativamente aos exames médico-veterinários de rotina, vacinações e desparasitações.
“Esta é uma medida de responsabilidade social que estas instituições estão a assumir perante os cidadãos e que vai beneficiar os agregados familiares que não tenham capacidade económica para efetuar o tratamento dos seus animais de companhia”, explicou Altino Bessa, vereador da Política Animal do Município de Braga.
O município lançou também o desafio às instituições do concelho e que atuem neste sector a aderirem ao programa.
De acordo com a comunicação, os protocolos têm o objetivo de incentivar à adoção, à esterilização e à assistência médico-veterinária a preços reduzidos nos centros de atendimento médico veterinários aderentes.
“Esta medida pretende assegurar que os detentores conseguem proporcionar os cuidados de bem-estar aos seus animais”, concluiu Altino Bessa.